quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Conhecendo Portugal - Alcoutim


Pra quem ainda não sabe, eu vivo em Portugal. Mais precisamente em Faro, no Algarve. Região conhecida por ter praias lindíssimas e bom clima quase o ano todo. No entanto, eu às vezes gosto de ir passear por aí e descobrir outros cantos. Aqui posso compartilhar com vocês uma das minhas pequenas viagens que fiz até um lugar chamado Alcoutim.


Alcoutim é uma vila portuguesa que foi incorporada ao Algarve em 1832 e tem cerca de 900 habitantes, conforme diz o Wikipédia.

Pois é, é bem pequenina mas não deixa de ser atraente. Essa pequena aldeia se situa a nordeste do Algarve e faz divisa com a Espanha. Basta pagar 1€ para atravessar o rio Guadiana estar em Salúncar de Guadiana, outra vila igualmente sucinta e atrativa.



Apesar de pouca gente a viver ali, o vilarejo nos contempla com muitos festivais durante o ano para todos os gostos: há festivais de música, de artesanato, de gastronomia, de caminhada (como será que deve ser um festival de caminhada? Fiquei curiosa!), enfim, há muita coisa!

Há cafés pitorescos e bons restaurantes! Mas devo alertar que o atendimento não é lá essas coisas. Isso porque quando fomos, nós resolvemos levar a nossa própria comida e fazer um piquenique. Depois de comer, decidimos que era hora de tomar um café antes de partir para a caminhada. Sentamos em dois restaurantes e nos dois lugares nos disseram que só serviriam o café com a condicionante de nos sentarmos para almoçar. Feio isso! Depois de fazer uma birra, o dono de um dos restaurantes nos deixou ficar ali, mas o empregado de mesa demorou cerca de 15 minutos para aparecer e perguntar quantos cafés iríamos querer. 


Esquecendo o mau feitio dos restaurantes locais, posso dizer mais coisas boas: ali tem praia (fluvial, num afluente do Guadiana), ali tem esportes radicais: Kayak pra quem gosta de água. Tem tirolesa! É o máximo! Você pode atravessar a fronteira entre Espanha e Portugal, por cima do rio, a voar por um cabo de aço. Também há passeios de btt e de Jipes. Programas e oportunidades é que não vão faltar para conhecer esse pedacinho de chão.

Eu, desta vez, só fui mesmo passear.

Espero você por aqui? Qual desses programas gostaria de fazer? Você tem curiosidade sobre algum lugar aqui em Portugal? Então me pergunte e deixe um comentário aqui no blog.

Beijinhos,
Kalli Horn

6 comentários:

  1. Que lugar lindo, parece muito confortável e com passeios agradáveis!
    Eu tenho curiosidade para saber das praias belíssimas e especialmente sobre a Praia da Fábrica... Você a conhece? O que tem a dizer sobre ela? Dizem que "Nesta aben­ço­ada costa, onde o sol bri­lha em média duzen­tos e vinte dias por ano, vive­mos, a maior parte do tempo, sob uma mag­ní­fica abó­bada azul cla­ri­nho, com o mar como seu reflexo." Eu estou quase jogando tudo pro alto pra viver aí com você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha ouvido falar nesse nome, mas procurei no google e vi que é um codinome para Cacela Velha. Eu já estive lá a fazer observação de pássaros. É um lugar muito lindo sim. No dia em que fomos para Alcoutim paramos ali por uns instantes. Estava muito vento e logo entramos no carro novamente rumo ao nosso destino final. Venhaaaa!

      Eliminar
  2. Lugar lindo!!! Saudade de Portugal e do clima maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  3. Portugal é um lugar abençoado, Terra dos meus bisavós. Sinto saudade dessa Terra, ainda volto e vou te encontrar minha amiga. Você está no paraíso.
    Sempre lhe disse, teu destino era viver na Europa, lembra que eu dizia que você tinha jeitinho europeu, pois bem agora tudo se confirma rsrs.. Te amo , aproveita essa Terra maravilhosa.

    ResponderEliminar
  4. Verdade Su! Você sempre me disse isso. Tipo mãe Dina! Claro que vocês vem me visitar. Vou te levar pra comer caracóis, como eu fiz com a Lourdes, tadinha!

    ResponderEliminar